O processo de aprendizagem é o autoconhecimento



Após algumas reprovações, eu saia da prova prática com o sentimento de derrota. Pensava no tempo perdido, no dinheiro gasto, pois em 2018 fiz em outra cidade em que eu morava, em que tudo era longe, na frustração de mais uma vez ter reprovado, etc. Muitas vezes me perguntava se valia a pena passar por tudo aquilo novamente. E uma voz lá no fundo sempre dizia, "segue firme", levantar a cabeça e seguir era o jeito.
Creio que não comentei, sou professora e comecei a refletir sobre o jeito que eu fixaria o conteúdo da autoescola, pois entendi que a prova prática para a CNH é apenas um sistema, que não aprendemos tudo lá, mas sim o necessário para aprovar. Isso me fez refletir de que modo eu precisaria aprender a dirigir para aprovar. Então comecei a prestar atenção em mim, no meu modo de aprender. 
Nesse exercício de autoconhecimento, descobri que eu aprendo praticando e ensinando (bem coisa de professora). Há pessoas que aprendem escutando o instrutor, outras aprendem lendo sobre como dirigir, outras dirigindo no carro da auto-escola, enfim, há muitos modos de aprender. O importante é cada um descobrir o seu modo, não há uma bula ou receita que ensine isso. Veja bem, estamos falando de um processo de avaliação, mas ao mesmo tempo estamos debatendo autoconhecimento. Isso pode ser aproveitado para todas as áreas de nossas vidas.

Comentários