Desmistifique-se



Desmistificar, conforme o dicionário acima é destituir o caráter místico ou misterioso, desnudar daquilo que mistifica. Quais são os mitos que criamos, ou seja, os gatilhos da auto-sabotagem que acionamos frente a uma vitória tão iminente? Irei listá-los abaixo:

  • Não sou capaz de aprovar. A aprovação, segundo a coach que eu tive treinamento diz que 60% da prova é composto pela parte emocional e apenas 40% pela parte técnica. Ou seja, precisamos controlar nossos pensamentos.
  • O avaliador é quem me reprova. O avaliador é uma pessoal que, geralmente vem de outra cidade, que está lá apenas para fazer o serviço dele, acompanhar os candidatos. Tenha a certeza que ele não vai decorar o teu rosto, pois atende muitas pessoas ao longo do serviço, talvez em muitas cidades diferentes.
  • Me dá branco na hora da prova. Mais uma vez, é necessário trabalhar nossos pensamentos. Isso não é no dia da prova, isso é antes. Os pensamentos pessimistas vão vir, então é bom trabalharmos eles. Transformar um pensamento negativo em positivo é a chave. Se nós já sabemos dirigir, já dirigimos nas aulas práticas, agora é reproduzir. Sei bem que na hora, a perna treme, a gente fica esperando com um monte de gente que também está ansiosa. DICA: Não fique conversando com os outros candidatos sobre a prova, não veja a prova dos outros, foque na sua respiração, na sua concentração, até medite. 
  • Minha família me pressiona que já gastei dinheiro demais, que preciso aprovar. DICA: Não vá para a prova com essa pressão, se possível, nem conte a ninguém sobre a sua prova. Não deixe a opinião dos outros interferir na tua vida.
  • Reprovo porque quero fazer a prova rápido, quero fugir dali. DICA: Apenas a baliza deve ser feita em 4 minutos (não sei se todos estados são assim), após ela, não há porque ter pressa.
  • Só reprovo na baliza. DICA: escreva, memorize os passos da baliza. Na vida real, nem sempre vamos precisar estacionar em um lugar daquele tamanho (que é o suficiente para estacionar). A baliza da prova é só para a prova. É um sistema de avaliação. Não somos piores nem melhores por reprovar nela.

Desmistifique-se, tenha amor-próprio, não se diminua por essa avaliação. Pensem em quantas avaliações tu já passaste e ainda vais passar? A prova não nos define. Aprovar ou reprovar não define quem eu sou.

Comentários